quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ser humano, um ser tricotômico

Tenho visto tantas pessoas se interessarem na escolha de alguém para servir. Uma simples escolha que realmente transforma todo o rumo de uma vida mental, emocional e espiritual. A primeira coisa que se deve entender é o ser humano e suas constituições. De fato, somos seres tricotômicos, ou seja, somos compostos por corpo, alma e espírito. (1 Ts 5:23).


Somos um espírito que possui uma alma e habita em um corpo. 
O corpo é a matéria da sua constituição.
A alma é o princípio da vida animal, bem em comum com os irracionais. (Desejar, sentir, lembrar etc.) 
O espírito é o princípio do homem racional e da vida imortal. Possui razão, vontade e consciência.

Entendendo este princípio facilita-nos entender porque muitos têm o desejo de saber e conhecer o poder do mundo espiritual. Na verdade, temos a necessidade de cuidar e alimentar cada uma das 3 áreas. Simples como saber que uma pessoa que faz exercícios físicos e se alimenta corretamente tem uma expectativa de vida bem melhor e vantajosa em relação às pessoas que não o fazem. Da mesma forma, a pessoa que cuida da alma (que está ligada ao intelecto) lendo bons livros, ouvindo boas músicas, tendo bons momentos emocionais e racionais etc. vive uma vida mais sadia. O fato é que, você precisa cuidar de si e viver a vida! A maneira com a qual você lida com cada uma dessas áreas define quem você é, portanto, cuide bem delas, cuide bem de você.

Destas 3 partes a que quero focar aqui é a espiritual. A parte que só existe em seres humanos, porém, a maioria vive em um completo vazio. Talvez por não entenderem e saberem como isso funciona, falta de conscientização etc. Esta é a parte que está diretamente ligada ao sentido de vida. E a vida para ser completa necessita estar ligada a Deus, vou lhe mostrar.

Gênesis 1 mostra claramente que Deus é o Criador de todas as coisas e que através de sua palavra tudo foi criado. Em meio a suas criações uma delas foi o ser humano (Gn 1:26). No decorrer do livro de Gênesis há a descrição da criação dos céus e a terra e tudo que neles há. Este livro nos ensina que Deus fez cada ser vivente com uma dependência, uma necessidade.

Em Gn 1:11 Deus ordena que a terra produza todo tipo de vegetação. Portanto, sem estar ligada a terra não há vida para a vegetação.

Em Gn 1:20 Deus ordena que as águas produzam os vários tipos de animais marinhos. Eles foram feitos da água, portanto, sem água não sobrevivem.

Não vou entrar nos detalhes de toda a criação, mas deu pra entender o raciocínio? Agora, a partir do que o homem foi criado?
Gn 1:26a “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” 

Do próprio Deus, portanto, sem Ele não há vida. Pode ser que o seu corpo esteja em pé e a tua alma sobrevivendo, talvez até sem um motivo existencial, apenas levando uma vida monótona a espera da chegada da morte, algo sem sentido, um vazio não preenchido. Vivendo com a sensação de que falta alguma coisa, buscando motivos para ter emoções, atenção ou algo que te faça sentir vivo, e infelizmente, nem sempre dá certo. Por não estar ligado a Deus o seu espírito se encontra em estado inutilizável, e se buscar na bíblia o motivo dessa morte espiritual verá que é o fato de sermos pecadores, transgressores da lei de Deus (começou com Adão). Porém, há salvação, há perdão para este mal e há uma forma de vivificar o espírito. Um único caminho, uma única verdade, a única ligação ao Deus verdadeiro... Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário