segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

5 coisas que fluem do verdadeiro arrependimento

1. Convicção. (Certeza)
Quando um homem não está profundamente convicto de seus pecados, é um sinal bem certo de que ainda não se arrependeu de verdade.
(A bíblia diz assim, mas eu penso assim. Eu acho que se fosse errado...)
Não se engane irmãos, você busca defender tudo aquilo que você gosta. Se ainda gosta do pecado, você não se arrependeu.
Há três coisas que nos levam à convicção: (1) A Consciência; (2) A Palavra de Deus; (3) O Espírito Santo.

2. Contrição. (Dor ou tristeza de ter cometido pecado)
Se não houver contrição após cometer o pecado, você voltará direto para o seu velho homem, as suas velhas práticas. Sabe por que irmãos? Porque quando você não sente tristeza, quando você não se sente um incomodado, quando você não se sente errado por cometer um pecado é porque você não quer enfrentar a situação de frente. Você deixa a covardia tomar conta de você de tal forma, que você prefere esconder o pecado.
Exemplo: Você é um garoto bonito, mas tem namorada. E vai pra uma festa sozinho, ou com os amigos. Aí no meio dessa festa tem uma garota que está sensualmente dançando e se exibindo pra você. Aí no fim das contas você trai a sua namorada. Qual é a atitude correta do cristão?
Muitos deixam a covardia tomar conta e tentam se auto-enganar. Mas como se auto-enganar?
Quando eu peco contra Deus, é eu e Deus. Mas quando eu peco contra uma pessoa, é eu com a pessoa e Deus. Não vai adiantar eu esconder meu pecado do irmão e pedir perdão a Deus. Porque dessa forma não há contrição, não há quebrantamento. Eu estaria escondendo o pecado.
Salmos 34:18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

3. Confissão de pecado.
Pecados não confessados na alma são como uma bala no corpo, você enfraquece, cria um fardo e você não alcança Deus e sua misericórdia.
provérbios 28:13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

4. Conversão.
A confissão leva à verdadeira conversão, e não pode haver uma verdadeira conversão, até que se tenha dado esses três passos.
Lembrando que converter significa mudar, transformar.

5. Confissão de Cristo diante do mundo.
Você pode confessar que Cristo é teu Salvador por 2 maneiras.
1ª Pela boca
Romanos 10:9,10
Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação

2ª Pelo testemunho
Atos 1:8
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Não só em boca, mas em atitude dar o testemunho de Jesus não só aqui na igreja, não só em casa, não só no trabalho, mas em todo lugar que estiver. Evite ir a lugares onde a ignorância toma conta das pessoas, evite ir a lugares em que a tentação está por toda parte. Não pense jamais que você é forte o suficiente vencer a sua própria natureza. Sempre que estiver em situação assim, fuja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário