Idolatria é adoração á ídolos
Desde os primeiros livros bíblicos somos alertados a ter cuidados com tal pecado. Ela (idolatria) é de várias formas condenada e em vários momentos Deus reforça dizer a seu povo que a idolatria é contra Tua própria vontade.
Se pararmos para raciocinar um pouco, perceberemos que Deus tanto menciona a idolatria por um forte motivo: A idolatria é algo forte usado para afastar as pessoas de Deus.
Idolatria é, basicamente, colocar o Senhor em segundo plano. Não é SOMENTE adorar uma imagem. É colocar qualquer coisa acima de Deus: uma imagem, um trabalho, um pensamento próprio, namoro etc.
A idolatria de imagem é começada com a forma escultural de alguém colocados como exemplo: Maria (mãe carnal de Jesus), os discípulos de Jesus (João, Pedro, etc.), ou até mesmo alguma imagem de algo ou alguém que algum pessoa com “influência” denominou santo.
Vejamos a história de Moisés, o príncipe escolhido e usado por Deus para a missão de livrar o povo de Deus dos egípcios.
Moisés foi um homem obediente a Deus, seguiu as ordens e as cumpriu. Deus usou um homem, mas todas as obras são feitas pelo poder de Deus e não do homem. O ser humano apenas se dispõe a ser usado pelo poder de Deus.
O maior exemplo de Moises foi abrir o mar vermelho.
O povo de Deus após ser livrados dos egípcios estavam na total dependência de Deus, porém, Moisés era o único mediador entre o povo e Deus (Jesus não tinha vindo a terra ainda).
Êxodos 32: 1 ao 8:
1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. 2 E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. 3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 4 E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. 5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. 6 E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar. 7 Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, 8 E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
Moisés havia subido ao monte Sinai para receber os mandamentos que Deus daria ao povo de Israel, já dito em Êxodo 20. E lá ele ficou com Deus 40 dias(Êxodo 24:18). O povo vendo que Moisés demorava a voltar, pediu para Arão (responsável pelo povo na ausência de Moisés) fazer um deus que os guiasse na caminhada pelo deserto (V.1).
Mas qual o motivo? Deus não os tirou do Egito? Por que fazer outro deus?
A resposta ainda no versículo 1
“... porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu...”
Perceba que a confiança do povo não estava no Deus que os libertou, e sim no homem que Deus usou para libertá-los.
Várias vezes o livro de êxodo mostra o responsável pela libertação do povo da escravidão do Egito, DEUS!
Mas Moisés é considerado pelo povo como o responsável e o fato de ele não estar presente levou-os a querer fazer um deus que pudessem ver e tocar assim como era visível a figura de Moisés.
Deus já havia falado sobre idolatria.
Êxodo 20:3-5a
3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás;
E o povo tinha se comprometido a cumprir:
Exôdo 24:3 - Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do SENHOR, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o SENHOR tem falado, faremos.
E não honraram o compromisso com o Senhor.
1° Quebraram o mandamento de não ter outros deuses
2° Quebraram o mandamento de não fazer imagem de escultura
3° Quebraram o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão (No verso 5 de êxodo 32, chamam o ídolo de SENHOR).
Moisés era uma boa pessoa, usado por Deus e em muitos aspectos era um exemplo a ser seguido, mas não deveriam ter fé nele e sim em Deus. A partir do momento que o homem que eles (povo) criam precisou se afastar, eles queriam algo visível para crer. Porque a fé deles nunca foi no Deus invisível.
Moisés intercedia pelo povo, conversava com Deus. Moisés era o ligamento do povo com Deus, mas mesmo assim Moisés não era digno de adoração, nem fé, nem glória.
Pode-se dizer também que naquele momento este povo idolatrou seus próprios pensamentos e crenças, esquecendo assim dos pensamentos e mandamentos de Deus que são muito maiores que os nossos.
Portanto, nada do que vemos, pensamos ou acreditamos é maior do que Deus. Antes, leiamos a palavra Dele para que possamos ter algo verdadeiro pra crer.
Você já viu algum ídolo fazer sinais, milagres ou atender orações?
1° Quando você coloca algo em igualdade a Jesus, você está negando a divindade Dele. Está negando a Cristo. Ele deixa de ser único na sua vida porque você pedindo ajuda ao ídolo, confessa que Jesus precisa de ajuda ou que não é o seu mediador com Deus. A bíblia é clara quando diz que Jesus é a única ligação entre Deus e o homem.
1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
A idolatria é disfarçadamente fugir do contato com Deus e de Sua palavra. Quem contraria a palavra d'Ele é inimigo. A palavra de Deus é a verdade e tudo que vai contra, é mentira(falso).
Marcos 13:22,23 – 22 Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. 23 Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo
Fique atento à palavra do Senhor, pois são inúmeras as coisas que podem acontecer para te enganar. O diabo é o pai da mentira (João 8:44) e é bom em enganar.
Deus não tem comunhão com ídolos e não divide a glória Dele com ninguém.
"Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura".(Isaías.42:8)
Não existe um meio termo, ou você está com Deus ou não está.
1 Corintios 10:19-21
19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
2° Jesus nos alertou sobre falsos cristos e profetas
2 Pedro 2:1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
(Veja Marcos 13:22,23)
Revisando, quando você coloca “algo” em igualdade ou superioridade a Jesus, ou acha que “algo” ajuda ou intercede juntamente com Jesus, você está negando o Senhor que te resgatou, trazendo sobre sí próprio a perdição.
Conclusão: Idolatria é colocar a criatura acima do Criador. Deus é o Criador e não criatura de um homem. Nós é quem somos criaturas d'Ele, então Ele sabe o melhor pra nós. Sejamos obedientes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário