segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Boca, olhos e compromisso (requer mudança)

Se você comer agora um chocolate, sentirá uma sensação de prazer e perceberá o quanto isso é bom e gostoso. Tendo a noção do quanto isso é prazeroso, a tendência seria comer mais e mais. Mas é um prazer momentâneo, e assim que o gosto passar não terá mais valor algum para você.

A palavra de Deus é alimento para a alma. Ela nos ensina a encontrar vida e vivê-la. É o nosso manual de instruções para encontrar a felicidade, a sabedoria e a verdade. Temos que entender que não há prazer maior do que estar na presença de Deus, sentir que você é um filho amado e adorá-Lo. Não digo simplesmente “estar na igreja”, e sim em toda a sua vida. Por muitas vezes não sabemos dar o valor que cada um realmente merece.

2 timóteo 3:10-13
10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; 12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.


Exortação a prersevar na sã doutrina e a pregar em todas as ocasiões OU
Paulo elogia a timóteo por sua firmeza e o exorta a permanecer leal à verdade

Paulo elogia Timóteo, dá a ele um incentivo para seguir firme no caminho,
Logo em seguida, um conselho...
2 Timóteo 3:15-17
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.


Todo ser humano precisa de incentivo, elogio, ensinamento, repreensão e correção. Olhe para as pessoas que estão a sua volta no dia-a-dia, tente buscar em suas lembranças, quantas vezes você incentivou alguém? Provavelmente poucas, talvez nenhuma. Infelizmente queremos mais repreender e corrigir do que incentivar. E pior, muitos falam pelas costas ou indiretamente.
São poucas as pessoas que aceitam a correção, mas são muitas as que aceitam elogios. Existe um mundo inteiro apontando os defeitos dela, então se você não tiver intimidade com a pessoa e não ter sabedoria para repreendê-la, para ela você é apenas mais um. É por essas e outras que a bíblia no ensina a viver em comunhão.

A boca pode ser usada tanto para o bem quanto o mal. Tanto para levantar a auto-estima de alguém, quanto para abaixá-la. Mas saindo maldições de nossa boca, não só fazemos mal a alguém, mas principalmente a nós mesmos.
Provérbios 18:6,7 e 20,21
6 Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites.
7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.
20 Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.
21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
A língua tem um poder imenso. Poderoso a ponto de destruir e construir, animar e desanimar, e principalmente, aproximar ou afastar de Deus.


1Pedro 2:13-17
13 Sujeitai-vos pois a toda a ordenação humana por amor do Senhor, quer ao rei, como superior. 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 16 Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

No versículo 15, “tapeis a boca à ignorância”. O que significa tapar a boca à ignorância?

Simplesmente não diga o que pensa sem medir consequências. Você tem líderes e deve respeito à eles. Seja no trabalho, seja na instituição de ensino, seja no emprego. Você sempre terá alguém a quem deve se submeter. Portanto, pense muito antes de falar.

Busque mudar e aperfeiçoar os seus defeitos no dia-a-dia, o primeiro passo é sempre o reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário