terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Prazer - O Falso e o Verdadeiro

Existir verdadeiro prazer, logo evidencia que existe também falso. Independente de ser falso ou verdadeiro, os dois obviamente causam prazer. A diferença é que o prazer falso te da sensações momentâneas, já o prazer verdadeiro faz você se sentir bem e feliz não apenas no momento, mas também em suas consequências.
Os prazeres falsos são fáceis de ser encontrado, estão em todo lugar e a todo momento liberado a qualquer pessoa. Na maioria das vezes nem é necessário buscá-los.

Alguns exemplos citados na bíblia:
Prostituição – Tudo aquilo que faz uso de seu corpo para experiência prazerosa momentânea que são contrárias à lei de Deus. (“sexo ilícito, beijo sem compromisso”, se embebedar ou se drogar etc.)
Adultério – Ato de trair compromisso ou aliança com alguém.
Impureza – Atos impuros, pecados, transgressões à lei de Deus, desonestidade, homossexualismo.
Lascívia – Inclinação, tendência ou vocação e atração para a sensualidade
Inveja – Desejo de possuir pertences de outro (ás vezes acompanhado de ódio).
Mentira – Manipular ou modificar a verdade, dizer algo na intenção de enganar alguém.

Esses são alguns exemplos de prazeres falsos encontrados facilmente no dia-a-dia. É impressionante como tais pecados prendem uma pessoa e a deforma em pensamentos e atitudes.
Mas sempre será assim para quem segue as regras mundo, que são totalmente contrárias a de Deus. Exaltado é a pessoa mais ficou ou fez sexo, quem menos tem a capacidade de raciocinar e mais age com as emoções. Sempre que for fazer algo pergunte, “Que valor isso tem?”
A tentdência humana é ficar cada vez mais impuros e com o coração de pedra, materialista e consumista. Os valores estão se invertendo, o que era errado passa nos dias de hoje a ser normal, tudo isso pelo simples fato de que o povo é ignorante.
As atitudes estão moldadas a pecar, seguir o padrão normal é viver infeliz. As roupas que muitas mulheres usam não são para ficarem bem arrumadas ou para se sentir bem, e sim para chamar atenção de homens preocupando-se com o sensualismo e a melhor maneira de atrair, mesmo que isso lhe custe a dignidade.
Podemos conquistar tudo, mas sempre queremos o que é do outro. Ser ingrato o suficiente a ponto de desejar pertences alheios é um indício de que sua vida é infeliz. Ter inveja passa a ser normal para aqueles que não entendem os valores de Deus. Já quem entende, apenas agradece o que Ele deu. E se o sentimento de inveja crescer em você, tu serás dominado pelo prazer de ver o mal do próximo. Com toda certeza, o prazer falso. Enganar alguém a ponto de achar que está sendo superior apenas porque a engana é de certa forma doentio. Você terá que mentir para cobrir outra mentira e outra mentira e outra mentira, certamente se tornará escravo desse pecado. Ela não só engana a outro como também a si mesmo.

Base bíblica: Gálatas 5: 19-21
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

1 João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”

Tiago 4:4 “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Estando agora cientes de alguns prazeres constituídos pelo mundo e aproveitados na carne, podemos entender qual é e como age verdadeiro prazer.
Ele consiste naquilo que te faz sentir bem, alegre e feliz, sem nenhum remorso ou peso de culpa. É necessário entender que a sua felicidade se baseia em acreditar em um Deus que te conhece e te entende, e que principalmente sabe o que é melhor para você.
De acordo com o livro de Gênesis, Deus nos criou e Ele nos ama, fato! Porém, ter compromisso com Ele é decisão sua e nunca por obrigação.
Quando falamos em Deus logo vem em mente igreja e religião. Mas estar dentro da igreja em alguma religião não quer dizer necessariamente que você está buscando Deus de todo coração, e não há como achar Deus por acaso.

Jeremias 29:13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Saber da existência e dependência que você precisa ter de Deus é o 1° passo para o verdadeiro prazer, assim abrirá caminho para todos os outros passos que te fará feliz e amado.

Conhecer a Deus é aprender a amar
1 João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.”

Conhecer a Deus é ser disciplinado
2 Timóteo 3:16, 17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Deus nunca te abandona, mesmo que vire às costas para Ele
Salmos 46:1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Deus é justo e não vai tirar proveito de você
Deuteronômio 32:4 “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.”

Impossível conhecer a Deus sem ler e praticar Sua palavra. Ele não faz nenhum mal a você, todo mal que ocorre em sua vida é conseqüência de seu pecado. Todo sofrimento é para que possamos aprender. Deus não deixa de ser Deus nos momentos ruins, somos nós que mudamos o tempo todo. Não somos perfeitos, por isso necessitamos de mudanças.
Tenha a humildade de reconhecer que não é perfeito, risque tais palavras do seu vocabulário:
“Eu sou assim e não vou mudar” , “Eu nasci assim, vou morrer assim”.
A falta de humildade tem sido uma grande afastador de Deus. Na verdade, muitas pessoas vivem sem Deus por achar que não precisam d’Ele. Auto-suficiência para tomar conta de sua própria vida, fazer o que quer sem limites, são atitudes de pessoas desumilhdes que acreditam que não terá um Deus para prestar contas. Consequentemente acontecem roubos, crimes, idolatrias, assassinatos, prostituições etc.
Enfim, não há nada que te cause um prazer verdadeiro se não aquele que seu Criador constituiu. Ele criou e conhece cada uma das suas necessidades. Não há ninguém no mundo que saiba dar a você o valor que Ele te dá. A felicidade que Ele pois em mim e em você está em adorá-lo, conversar com Ele, aprender sobre Ele, andar no caminho d’Ele, cultivar o que Ele criou:  amor, paz, paciência, caridade,bondade, controle sobre si próprio, fé, alegria, família, comunhão, união, casamento etc.

Exemplo de prazeres verdadeiros, felicidades:
Bem aventurados = Feliz, felicidade perfeita
Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.
Salmos 84:12


Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei,
Salmos 94:12


Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!
Salmos 112:1


Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Salmos 128:1

Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado.
Provérbios 29:18


Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Romanos 14:22


Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
Tiago 1:12


Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário